O Instituto Jô Clemente (IJC) é uma Organização da Sociedade Civil sem fins lucrativos, fundada em 1961, que promove saúde e qualidade de vida para pessoas com Deficiência Intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Doenças Raras. Além disso, apoia a Inclusão Social, a Defesa e Garantia de Direitos e compartilha conhecimento por meio de pesquisas científicas.
Com pioneirismo e inovação, desenvolvemos habilidades e potencialidades que favorecem a escolaridade e o Emprego Apoiado, além de oferecer assessoria jurídica às famílias sobre os direitos das pessoas com Deficiência Intelectual e Transtorno do Espectro Autista (TEA).
1. "Como educar e dar ensino ao meu filho?
2. Onde buscar conhecimento? Como tratá-lo?
3. E o mais importante, como fazer com que ele seja aceito e faça parte da sociedade?.
Convictos do potencial das pessoas com Deficiência Intelectual e do impacto positivo de sua inclusão, mobilizamos a sociedade e seus representantes, firmamos parcerias estratégicas, desenvolvemos soluções, pesquisas, diagnósticos, assistência etc.,por meio de muita ciência e um grande espírito empreendedor.
Por isso, nos tornamos referência no movimento pela causa da Deficiência Intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Doenças Raras no Brasil.
Pioneiro no Teste do Pezinho no Brasil.
Somos pioneiros no Teste do Pezinho no Brasil e credenciado pelo Ministério da Saúde como Serviço de Referência em Triagem Neonatal, o Laboratório do Instituto Jô Clemente (IJC) é o maior do Brasil em número de exames realizados e oferece atualmente 100% do Teste do Pezinho Ampliado na rede pública do município de São Paulo e quase 70% dos exames do Teste do Pezinho no Estado de São Paulo.
O exame é obrigatório no Brasil, e é uma das nossas maiores conquistas da dentre outros protocolos e leis.
Ensino e Pesquisa.
No sentido de fortalecer a causa da Deficiência Intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Doenças Raras nacionalmente, criamos o Centro de Ensino, Pesquisa e Inovação(CEPI) para produzir e compartilhar conhecimento técnico-científico que permitisse incentivar discussões de assuntos pouco discutidos pela sociedade, como o estigma de incapacidade das pessoas com Deficiência Intelectual, e evoluir e compartilhar as práticas de atendimento para que mais instituições que trabalham pela causa da Deficiência Intelectual pudessem ampliar o seu impacto social.
Crescemos e garantimos menor dependência financeira do Governo com a criação de novas formas de captação e sustentabilidade. Os desafios da sociedade, do terceiro setor e a nossa complexidade aumentaram e demandaram maior profissionalização de nossa gestão e de nossas parcerias.
Direcionados por nossos valores e dedicação, ganhamos eficiência e qualidade, que nos permitiu o reconhecimento com certificações como a ISO 9001 em nosso Laboratório, ONG Transparente e Melhores ONGs 2024 nas áreas de saúde e gestão.
Construímos uma reputação nacional, internacional e ganhamos mais credibilidade.
Atentos à transformação do olhar da sociedade sobre a pessoa com Deficiência Intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Doenças Raras também nos transformamos e fortalecemos nosso alinhamento com as principais tendências definidas pela Convenção das Nações Unidas. Nesta jornada de amadurecimento e constante aprendizagem, ganhamos maior clareza do significado de nossa trajetória e do nosso Propósito.
Com a consciência de que este processo representa a evolução de nossa "Identidade científica-empreendedora", fortalecemos nosso compromisso com a causa da Deficiência Intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Doenças Raras.
E para garantir maior eficiência, agilidade e autonomia para ampliar nossas descobertas científicas, produzir e compartilhar nosso conhecimento, inovações, transferência de tecnologia, e ações mais efetivas no âmbito da construção de políticas públicas e da inclusão social, nos tornamos o Instituto Jô Clemente (IJC).